Desenvolva seu projeto

1. Escolha o tema (problema a ser pesquisado)
Identifique problemas que você gostaria de resolver, ou então fatos, fenômenos e /ou situações que deseja entender melhor através da realização do projeto. Geralmente o problema aparece em forma de pergunta. O “problema” precisa ser concebido como algo que irá te auxiliar a ter uma visão mais ampla daquilo que você quer descobrir, investigar ou inventar (O que a equipe de estudantes pretende pesquisar, descobrir, investigar ou inventar neste projeto?).


2. Monte sua equipe de trabalho (autores).
Você pode realizar seu projeto individualmente, em dupla ou em trio de estudantes. É necessário que seu projeto tenha um Orientador. Este orientador deverá ser um adulto responsável maior de 21 anos, sendo de preferência um professor ou um profissional de áreas relacionadas com seu projeto. Caso a equipe julgue necessário vocês podem ter também um coorientador, este pode ser outro professor ou profissional especialista de alguma área envolvida no projeto.
Lembre-se: É muito importante desenvolver seu projeto juntamente com pessoas que sejam comprometidas e interessadas no tema de sua pesquisa.


3 - Consulte as regras da FICP
É muito importante estar atento as regras de pesquisa, por isso leia com bastante atenção as regras de segurança da FICP. Veja as regras de segurança em "REGRAS".


4 - Faça o Plano de Pesquisa
O planejamento é essencial na vida profissional de um cientista, por isso antes de começar a executar experimentos, testes ou observações, faça o seu Plano de Pesquisa.
Um bom plano de pesquisa contém:
  • Título do projeto;
  • Questão ou problema de pesquisa;
  • Justificativa;
  • Materiais e métodos (procedimentos);
  • Referências bibliográficas (no mínimo as três mais importantes).
A FICP possui um modelo de Plano de Pesquisa, como sugestão. Para como fazer seu plano de pesquisa na aba "MODELOS E DOCUMENTOS".


5 - Inscreva seu Projeto na FICP
As inscrições para submissão de trabalhos para a 2ª FICP - Feira da Iniciação Científica no Pontal do Triângulo Mineiro estarão disponíveis no período de 01/06/2020 a 31/08/2020. As inscrições devem ser feitas conforme modalidade do trabalho. 
Maiores informações . Lembrando que devido a pandemia Coronavírus (COVID 19) a 2ª FICP poderá ser adiada até o dia 31/08/2020 no encerramento das inscrições a comissão organizadora da 2ª FICP terá um dados suficientes para definir sobre o adiamento.


6 - Organize o Diário de Bordo (Caderno de Campo)
Para apresentar seu projeto em qualquer feira de Ciência e tecnologia, que segue padrões internacionais de pesquisa, como é o caso da FICP, é necessário providenciar um caderno para ser utilizado como de diário de bordo ou caderno de campo do seu projeto. Este diário de bordo será utilizado para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras idéias e reflexões para a escolha do tema. Você pode também organizar uma pasta com fotos, fichas e formulários utilizados na sua pesquisa.

Atenção: Numere as páginas do seu diário de Bordo. Não passe-o a limpo, quanto mais original a informação contida nele, mais seriedade terá sua pesquisa. Registre todas as etapas realizadas, anotando detalhada e precisamente (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.


7 - Faça um vídeo sobre seu projeto
Faça um vídeo explicativo de até 5 minutos para a apresentação do seu projeto de pesquisa, onde você descreverá o seu projeto de pesquisa, salientando os pontos que atrairão a atenção de avaliadores e visitantes, veja dicas sobre o vídeo em Dicas de Vídeo.


8 - Leia sobre Ética e Segurança em Pesquisa
Se a sua proposta de pesquisa envolver um ou mais dos tópicos a seguir:
  • Seres humanos,
  • Animais vertebrados,
  • Recombinação de DNA,
  • Substâncias patogênicas ou micro-organismos,
  • Substâncias controladas,
  • Tecido animal ou humano ou seus fluídos,
  • Substâncias (reagentes) e/ou equipamentos perigosos.
Então, é necessários algumas medidas de segurança antes do início do desenvolvimento do seu projeto. Você poderá pedir o suporte da Plataforma AMPIC de Iniciação Científica para a Educação Básica. Não hesite, e garanta a segurança e legalidade do seu projeto.


9 - Desenvolva sua pesquisa (metodologia Científica)
O desenvolvimento da sua pesquisa deve ser conforme o planejamento realizado no Plano de Pesquisa. O projeto deverá ser totalmente desenvolvido e conduzido pelos estudantes e acompanhado e supervisionado pelo orientador / coorientador. Para saber mais sobre Metodologia Científica na aba "METODOLOGIAS PARA A PESQUISACIENTÍFICA"


10 - Faça o resumo da sua pesquisa
O Resumo do Projeto deve apresentar de forma sintética o conteúdo do relatório do projeto e deve ser capaz de responder às seguintes questões:
  • Porque você realizou o projeto? (Objetivos ou Questões identificadas)
  • O que foi realizado por você no projeto? (Procedimentos e Métodos Adotados): não detalhe os materiais utilizados, concentre-se em descrever procedimentos realizados.
  • Quais foram os resultados alcançados? (Observações ou dados pertinentes que permitiram você chegar a sua conclusão).
  • Os seus objetivos foram alcançados? (Conclusões )
  • O texto do resumo deve concentrar-se no trabalho realizado pelo estudante no projeto.
  • O texto do resumo NÃO deve incluir agradecimentos ou mencionar apoiadores do projeto.
  • O texto do resumo deve ser redigido em parágrafo único e respeitar o limite MÁXIMO de 2000 caracteres (entre 500 e 700 palavras).
  • O conteúdo do resumo não deve incluir desenhos, diagramas ou tabelas. Esses elementos são colocados no Relatório do projeto.
  • Palavras-Chave são palavras ou termos essenciais ou representativos do projeto. Ao escolher estas palavras ou termos, pense naqueles que imediatamente podem ser associados ao seu projeto.
A FICP fez um modelo de RESUMO, para te ajudar. Para baixá-lo acesse "MODELOS E DOCUMENTOS". Mas lembre-se que o mesmo será inserido de forma digital durante a inscrição do seu projeto.


11 - Prepare seu Cartaz/Pôster/Banner
Todo projeto deverá organizar um cartaz/pôster/banner para auxiliar durante a explicação do projeto. Trata-se de uma ferramenta visual explicativa que apresenta de forma sucinta os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto. Cartaz/Pôster/Banner tem medidas de 90 cm de largura x 120 cm de altura. 
Para baixar o modelo de pôster da FICP acesse "MODELOS E DOCUMENTOS"..(não é obrigatório o uso deste modelo, é obrigatório manter o tamanho).
Lembre-se que o Cartaz/Pôster/Banner é o que mais vai esclarecer os visitantes e avaliadores sobre seu projeto.

Dicas para elaboração e apresentação do seu pôster:
11.1 Escreva poucas, mas valiosas palavras.
Pôsteres com muito texto dificilmente receberão atenção. Ao mesmo tempo, você precisa escrever alguma coisa no seu pôster – e nem pense em colar o resumo…
O importante é ter uma introdução curta contendo a problemática do estudo, com os objetivos do trabalho bem destacados. Subtítulos para os principais resultados, legenda para as figuras e conclusões em itens. Assim, o que é essencial está escrito, mas sem exageros – alguns recomendam no máximo 1000 palavras. Lembre-se de usar fontes escuras e com tamanho de pelo menos 22pt, legíveis a 1m de distância.

11.2. Utilize um layout horizontal.
A maioria dos pôsteres utiliza um layout vertical, subdividido em duas colunas, em que a parte mais importante do trabalho (os resultados) fica restrita a uma proporção pequena do pôster.
Por isso, a dica aqui é utilizar o layout de duas colunas por uma distribuição horizontal dos seus dados. Dessa forma, você ganha mais espaço para expor seus resultados no ponto onde eles serão mais visíveis: à altura dos olhos dos visitantes.

11.3. Valorize suas imagens.
Afinal, elas serão as primeiras a serem notadas por visitantes! As figuras dos seus resultados devem ser grandes, podendo ser interpretadas a uma distância de 1m. Use subtítulos que descrevam o principal resultado e, no caso de gráficos, considere ajustar a fonte dos eixos e das legendas para que fiquem mais visíveis.
Como chamativo, coloque uma imagem representativa do seu trabalho próxima ao título – pode ser o organismo com que você trabalha, o retrato do autor cuja obra você estuda, etc. Assim, antes mesmo de ler o título, pesquisadores interessados no seu tema de estudo já saberão que devem visitá-lo!

11.4. Use esquemas para sua metodologia.
Os métodos utilizados são uma parte chave para compreender sua pesquisa, mas ao mesmo tempo uma leitura exaustiva. Portanto, a melhor forma de representá-los é através de imagens dispostas em esquemas, mostrando cada etapa em seqüência. Fluxogramas com fontes grandes também funcionam bem.
Em alguns casos, os esquemas com imagens também podem ser aproveitados para ilustrar seus principais resultados na seção de conclusões.

11.5. Pratique a apresentação, mas não a decore.
Elabore diferentes formas de apresentar: uma curta para visitantes ligeiros, uma mais demorada para pesquisadores interessados, e ainda uma terceira para especialistas na área. Adiante possíveis perguntas e tenha respostas – ou boas desculpas – mais ou menos prontas.
Um bom plano de pesquisa contém:

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *